Arqueologia

Em outubro de 2008, em mais uma parceria do MdM com o IPHAN-PA, foi realizada prospecção arqueológica de superfície¹ na localidade de Retiro Grande, em Cachoeira do Arari. A atividade foi motivada pela notificação enviada ao IPHAN sobre o encontro de grande quantidade de cacos de cerâmica em diversos locais do Retiro Grande, e contou com a participação dos arqueólogos Sérgio Bruno Almeida e Reginalda Corrêa, do professor cachoeirense Lino Ramos e do diretor-executivo do MdM, Paulo DeCarvalho. Na época a superintendente do IPHAN-PA era a arquiteta Maria Dorotéa de Lima.

A equipe localizou três sítios: no primeiro foram encontrados diversos cacos de cerâmica no solo descoberto, devido ao revolvimento de solo pela prática da agricultura. Veja as imagens:

 

Nos outros dois sítios os cacos foram encontrados em pequenos trechos de areia junto à tocas de animais, em meio à mata. Seguem abaixo as imagens.

 

Na atividade não foi recolhido nenhum material, apenas registro dos sítios para compor o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do IPHAN. No início de 2009, com minha saída do Museu, não me foi possível acompanhar a continuidade do trabalho.

 

À esquerda, os arqueólogos Sérgio Bruno Almeida e Reginalda Corrêa com o diretor-executivo do MdM, Paulo DeCarvalho. Na foto à direita, com o professor Lino Ramos.

(1) – A prospecção de superfície é uma das etapas da pesquisa arqueológica, onde não há nenhuma interferência direta no solo.

(*) – Texto elaborado em parceria com Marcela Andrade – Doutora em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ

Postado em 25/02/2019